Literatura
Foto: Rochelle Cocco
Frank Xavier Gaspar

NOME

1946-09-10

DATA DE NASCIMENTO


http://www.frankgaspar.com/

SITE



Frank Xavier Gaspar, poeta e romancista, nasceu no dia 10 de setembro de 1946, em Provincetown, Massachusetts, EUA. Os seus avós eram naturais dos Açores, da ilha de São Miguel (paternos) e da ilha do Pico (maternos).

Muitas das suas obras abordam temas ou definições luso-americanas, com especial destaque para a comunidade portuguesa da sua cidade natal.

Licenciado pela Universidade da Califórnia – Irvine, Frank Gaspar é autor de cinco livros de poesia e dois de romance.

Recebeu vários prémios e galardões em poesia e ficção e tem sido aclamado pela crítica portuguesa e norte-americana. Em 2008, recebeu, do Portuguese-American Leadership Council of the United States (PALCUS), o Literature Leadership Award.

Foi galardoado com os prémios Morse, Anhinga e Brittingham da poesia, com quatro Prémios Pushcart, um National Endowment for the Arts Fellowship in Literature e um California Arts Council Fellowship In Poetry.

O seu romance de estreia, intitulado “Leaving Pico”, venceu o prémio Barnes and Noble Discovery Prize, o California Book Award for First Fiction e recebeu a menção de Notable Book - paperback edition do jornal de referência norte-americano The New York Times. O segundo romance, “Stealing Fatima”, foi nomeado MassBook of the Year in Fiction.

O seu trabalho tem sido referenciado em várias revistas e jornais literários de renome, nomeadamente, no The Nation, no The Harvard Review, no The Hudson Review, no The Kenyon Review, no Georgia Review, no The American Poetry Review, no The Southern Review ou no Prairie Schooner, entre outros.

Para além de se dedicar à escrita de poesia e romance, Frank Gaspar leciona no Programa de Escrita da Universidade do Pacifico, em Oregon, EUA.


BIOGRAFIA

Estados Unidos da América

PAÍS

Massachusetts

ESTADO / PROVÍNCIA

Provincetown

CIDADE


http://www.frankgaspar.com/

FONTE